A Prefeitura de Seropédica tem sob sua responsabilidade o Centro de Vivência das Áreas de Proteção Ambiental (Cvapa), que fica no bairro Carretão. No local, coordenado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (Semama) acontecem inúmeras atividades tanto coordenadas pela Prefeitura, e também em parceria com outras instituições importantes da área ambiental. Dentre as instituições que atuam em parceria com a Prefeitura de Seropédica no que diz respeito ao Meio Ambiente, está a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assim como outras instituições, a entidade tem realizado palestras, oficinas e atividades de cunho ambiental com a população do bairro Carretão.
Representando a Embrapa durante as atividades estiveram a Analista do Núcleo de Comunicação Organizacional, Vandréa Ferreira, e o Professor Ederson Jesus. “As atividades fizeram parte de uma iniciativa nacional com o objetivo de divulgar a ciência às comunidades. Estamos divulgando a ciência principalmente para as crianças e adolescentes, para que eles tenham a noção da importância do trabalho realizado na Agricultura”, contou Ederson.
Na última semana a Embrapa encerrou um ciclo de atividades em alusão à Semana da Ciência e Tecnologia no Cvapa, todas as atividades homenagearam a Engenheira Agrônoma Johanna Döbereiner, que foi pioneira em Biologia do Solo, é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres segundo um levantamento da Folha de S. Paulo.
“Mais uma vez fica comprovada a importância das atividades conjuntas entre a Prefeitura e demais órgãos localizados em Seropédica. Além de conscientizar nossa população, as atividades da última semana também serviram para que nossos munícipes conhecessem a história de uma pessoa muito importante para a história do Brasil, e que realizou a maioria de seus estudos em Seropédica, a cientista, e assim como eu Engenheira Agrônoma, Johanna Döbereiner. Suas pesquisas foram essenciais para que o país se tornasse o segundo maior produtor mundial de soja e, por consequência, tiveram um impacto direto em nossa Economia. Outro fato que vale destacar é que o trabalho dessa cientista com fixação biológica permitiu que milhões de pessoas em todo o mundo passassem a consumir alimentos mais baratos e saudáveis, o que lhe fez ser indicada a um Prêmio Nobel em 1997”, esclareceu o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.
fonte:http://seropedica.rj.gov.br/Por Hudson Glória
Fotos: Luís Calderini
0 comentários:
Postar um comentário