
VEREADORES DEBATEM AÇÕES DE SEGURANÇA EM SEROPÉDICA
Conselho Comunitário de Segurança Pública trabalha com apoio da Câmara Municipal de Seropédica
Conselho Comunitário de Segurança Pública trabalha com apoio da Câmara Municipal de Seropédica
O Estado do Rio de Janeiro atravessa um período alarmante no que se refere à Segurança Pública, por isso, a Câmara Municipal de Seropédica tem se atentado a questões que visam prevenir o aumento da criminalidade no município. Através de debates propositivos os Vereadores de Seropédica têm apoiado, participado e convocado os cidadãos para se engajarem nos debates que visam melhorar a qualidade de vida da população seropedicense. Um dos Conselhos aos quais os Parlamentares têm solicitado o apoio popular é o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCSP) de Seropédica.
O CCSP trabalha auxiliando os órgãos de segurança. A entidade é formada por cidadãos da localidade onde atua e representantes de órgãos de segurança, e tem por objetivo analisar, discutir, planejar e, acompanhar a resolução das questões referentes à segurança pública. O objetivo principal dos Conselhos Comunitários, não somente na área de segurança, é promover a cooperação mútua entre população e órgãos públicos no que se refere à área de atuação. A nova equipe de trabalho do CCSP Seropédica se formou no mês de setembro e trabalhará no biênio 2017-2019. A cerimônia de posse dos novos Conselheiros contou com as presenças do Delegado Titular da 48ª Delegacia de Polícia, Dr.º Marcos Célio Vieira Peralta; do Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Souza; da Major PM Cláudia Moraes, que é coordenadora estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, além dos Vereadores Huguinho e Anderson Medeiros.
“Nosso Estado atravessa um momento financeiramente difícil, e isso tem um reflexo negativo na infraestrutura de trabalho das Polícias. Nossa cidade tem um índice de violência baixo em comparação com outras cidades da Baixada Fluminense, isso se deve ao esforço dos Policiais que atuam no município. Temos notado a presença das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal no município, e temos que fortalecer cada vez mais as ações desses órgãos. Cabe a população comparecer às reuniões e auxiliar no trabalho do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Seropédica, esta é uma oportunidade de discussão entre sociedade e órgãos de segurança”, explicou o vereador Huguinho.
Em Seropédica, o Conselho Comunitário de Segurança Pública é formado pelos seguintes Conselheiros: Gilmar Moreira dos Santos (Presidente); Leandro Monteiro Dias (Vice-presidente); Alexandre Rafael Ferreira da Silva (1º secretário); Renan Canuto (2º secretário) e; Cláudio Henrique de Paula Rodrigues (Diretor Social e de Assuntos Comunitários). As reuniões do CCSP Seropédica acontecem nas primeiras quartas-feiras de cada mês, às 10h, na Câmara Municipal de Seropédica.
Oriundo da Segurança Pública e com profundo conhecimento sobre o assunto, o vereador Anderson Medeiros falou sobre a segurança em Seropédica: “A Organização das Nações Unidas recomenda que seja disponibilizado 1 Policial Militar para 450 habitantes. A 4ª Companhia de Polícia Militar, que atende nosso município, conta com 48 Policiais, sendo que o município possui 84.416 habitantes, sem contarmos a população flutuante formada pelos alunos da UFRuralRJ, ou seja, temos 1 Policial para 1758 habitantes, um número alarmante. A Câmara Municipal de Seropédica e os órgãos de segurança estão empenhados em buscar soluções, mas temos que ter a população ao nosso lado. Temos que fortalecer o Conselho de Segurança, isso é essencial para que possamos buscar uma Seropédica mais segura”, disse.
Por Hudson Glória
0 comentários:
Postar um comentário